quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sem seguir roteiro

Inevitável surgiu em 2007 a partir de um tema de guitarra baseado na música "The Thrill Is Gone" do B.B King. A criação (que partiu da guitarra do Thiago) foi apresentada à banda no Mad Studios, onde eles tradicionalmente ensaiavam. O Thiago, que gostava muito do que tinha feito, começou gravando a guitarra em casa mesmo, no computador dele e, ao tentar incrementar a música, tentando encaixar um sample de bateria, decidiu que precisava de ajuda. Diz-se por aí que o nosso guitarrista até se arriscou a escrever uns versinhos que mandou para o Caio por MSN.

Daí pra frente, a música virou filha da banda: o Caio mexeu na letra e a cozinha apareceu.

De mudanças, podemos já apontar algumas: ao tentar encaixar a letra em cima da base inicial do Thiago, o nosso vocalista/letrista acabou alterando a harmonia ao colocar um novo acorde na música (em "desliga o celular" / "tira essa mascara") criando uma subida fundamental para o refrão. O refrão também: a inovação foi repetir a estrutura do refrão várias vezes durante a música, coisa que não havia na idéia original. Mas s novidade mesmo dessa música para a 5Pt é o dueto de voz que cria um diálogo que casou perfeitamente com o clima da música.

Segundo o Caio, logo de cara a música precisava ser um dueto pois a melodia pedia que uma frase terminasse apenas após o início da próxima. Assim, embora ela possa ser cantada por uma pessoa só sem perder o sentido, quando ela é feita por duas pessoas, ganha muito mais força.

Aí, durante os ensaios, os instrumentos foram modificando melodia e harmonia para aquele bom e velho casamento: o andamento foi alterado, alguns contratempos foram adicionados, e o solo de guitarra começou a soar parecido com a melodia misturado o tema de introdução e com a característica inata do Lecussan: as influências de Blues, de Rhythm' Blues (R&B) e de algumas derivações do Jazz como o Swing-Jazz e o Shuffle.

Mas agora, falando um pouco mais do Thiago, a grande questão não é a guitarra, que sabemos que ele domina, mas a voz! Sim, porque, por enquanto, é ele quem divide os microfones com o Caio em Inevitável: além das dificuldades de “coordenação” (sim, cantar e tocar exige um certo treino! Hehe) e de afinações normais para quem não é cantor (porque quem já ouviu sabe que ele manda muito bem cantando a música), parece que ele ainda não fica completamente à vontade. Que tímido esse guitarrista, heim?!

E falando ainda do dueto, parece que para as gravações do álbum os meninos estão buscando uma voz feminina para “ir para o quarto dos fundos”! Quem será que eles vão chamar?!
E fãs do Thiago, não se preocupe. Fica a promessa de que nos shows, ainda ouviremos a voz do guitarrista!

E para os arquivos 5Pt, aí está uma versão antiga da música. Parece que primeira gravação mais profissional da música está totalmente reprovada pelos meninos, mas é sempre bom guardarmos isso enquanto aguardamos a promessa do Álbum com a mais nova versão de Inevitável!

Segue a letra da música:

Inevitável

Venha para o quarto dos fundos. Ninguém pode nos achar
Deixa que eu te guio no escuro. Nada vai te machucar
Vamos dar um tempo no mundo, então desliga o celular
Faça tudo o que der vontade. Ninguém vai te censurar
Nem orgulho, nem maquiagem. Não precisa disfarçar
Mostra quem tu és de verdade, então tira essa máscara

Vem natural, sem seguir roteiro. Vem passional, como um tiroteio
Nem bem nem mal, teu natural. Vem se for inevitável

Como se fosse novidade. Ou se fosse o ideal
Sem mesmo pensar em mais tarde. Etecetara e tal
Antes que o mundo desabe e que a vida chegue ao final. Chegue ao final.

Vem natural, sem seguir roteiro. Vem passional, como um tiroteio
Nem bem nem mal, teu natural. Vem se for inevitável
Vem natural. Vem passional, como um tiroteio
Nem bem nem mal, teu natural. Vem se for inevitável

P.S.: Só mais uma observação. Depois de gravada e de milhares de shows, a letra sofreu uma mínima alteração pelos pedidos inconsoláveis de duas fãs. Será que você consegue notar essa pequena mudança?

Beijos feitos de sons...

3 comentários:

5PRAStANtAS disse...

Na verdade a pequena mudança na letra não é exatamente assim... mas vou deixar a curiosidade no ar até o lançamento do álbum!!!

Aproveito para parabenizar mais uma vez o trabalho do fà-clube que tem feito maravilhas no que diz respeito a registrar a história das músicas!


Beijos feitos de sons!

Ciro disse...

Show de bola!

Aliás, eu e a Flavia temos uma identificação mto forte com essa música também... Eu acho uma das melhores!!!

Fã Clube 5pt disse...

Gente,
Como é que eu posso errar a mudança da letra assim?!
Mudei ela outra vez!

Será que vamos ter que esperar o álbum pra corrigir??

Beijos feitos de sons...