quinta-feira, 30 de julho de 2009

Um Trago

Aparentemente, Só Um Trago nasceu durante uma viagem à Peruíbe, quando os meninos estavam na casa da Bibi (fã que já teve um post especial aqui no Blog!).
O Thiago já começava a fazer a base no violão, insipirado em "Easy" (música do “Faith no More”) e, no mesmo dia, a base e o refrão já estavam começando a se esboçar. Parece que a Bibi e Dani (ainda falaremos dessa moça aqui) também colaboraram para a harmonia.
A letra, feita pelo Caio, teve um tema sugerido pelo Thiago que até se arriscou a esboçar alguma coisa. Então, durante os ensaios, a melodia foi modificada conforme as palavras certas chegaram, assim como a linha de baixo do Paulinho que tem um trabalho super dialogado com a melodia. O Ciro completou com uma levada de balada. Parece que, pra variar, o Paulinho e o Ciro mudaram a levada da música dando um pouco mais de peso, mas sem tirar a levada “balada” original... só para amenizar o peso sentimental que ela tinha antes... ou, pra usar as palavras do Paulinho, pra música deixar de ser “mela-cueca”.

O solo do Thiago foi o que saiu por último. Parece que ele sofreu muita pressão dos colegas que sabiam que ele podia fazer melhor. Até que ele tentou, por idéia do Ciro, fazer algo mais suave, usando o efeito “trêmolo” da guitarra, com uma parte mais lenta que termina num crescente que acompanha a musica na parte alta.

Outra coisa que as pessoas podem notar na gravação antiga é que na hora do "foi assim com você" e do "vai saber, foi você", quando a música fica mais baixa, existe um efeito de megafone. Parece que esse efeito também trouxe opiniões contraditórias (ao menos foi o que a Dani, participante do nascimento da música, me contou!).

Parece que a polêmica da música, ao menos no início foi sobre o nome. Já teve gente perguntando se tinha a ver com a quantidade de bebida e outras substâncias ingeridas pelo “cara da letra”... hehe. Mas nas palavras do próprio “cara”: “já vi muitas interpretações diferentes para o tal "trago" da frase "dá um trago desse bom". Uns acham que é álcool e outros já disseram que é maconha... bom, acho que cada um se identifica com o que quer, certo?” (hehe!).

Outra polêmica é criada pelo Ciro, que a compara (como balada) com “Ato Final”. Citando o baterista: “acho esta música uma balada melhor que Ato Final”.
Olha só a polêmica, Ciro!!!
Mas ele concerta, falando das gravações antigas (que logo logo vão se tornar raridades): “acho que é a música que o Caio melhor cantava antes de começarem estas novas gravações”. Será que ele não gosta do jeito que o Caio canta as outras??? Hehe.

Bom, aí vai a letra da música:

Só Um Trago

Prende a respiração
E solta tudo de uma vez
Pensa em tudo que ela fez
Foi direito (engole a seco então)

Desce mais um sonho bom
Que é pra eu me embriagar de vez
Foco na concentração
Eu me deixo
E a gente pode então

Ser o que a gente bem entender
Qualquer jeito que nos faça bem
E num dia qualquer se encontrar
Nem que seja só pra se perder
Mesmo que for só pra um lembrar
Ou que seja feito pra esquecer
Nem que seja só pra eu dizer
Foi assim
Com você

Deixa a chave no portão
Tranca mas eu posso entrar
E eu respiro perdição num cinzeiro
(ninguém dentro de mim)

Então dá um trago desse bom
Que é pra eu me esquecer de um bem
Põe teu sonho em minha mão
Desse jeito
a gente pode enfim

Ser o que a gente bem entender
Qualquer jeito que nos faça bem
E num dia qualquer se encontrar
Nem que seja só pra se perder
Mesmo que for só pra um lembrar
Ou que seja feito pra esquecer
Nem que em anos eu vá perceber
Vai saber
Foi você


Beijos feitos de sons...
Até a próxima!

Um comentário:

5PRAStANtAS disse...

haha...gostei das polêmicas!!

beijos
cAio