terça-feira, 31 de março de 2009

Mas o que é que você faz?

Parece que de modo geral, essa é uma das músicas prediletas dos meninos. Principalmente pela junção da letra com o arranjo. Quer dizer, uma música que fala sobre o silêncio da música, sobre as pausas da música, sobre a ausência de som como metáforas pra isso na vida tem um arranjo que transforma isso em poesia concreta quando trabalha com silêncios e explosões de som. Tem até um rito dos meninos: quando a música explode pela primeira vez, na entrada do refrão, eles sempre saltam juntos!

Uma curiosidade é que, durante a concepção da música o Thiago mostrou pro Ciro a batida da música “Testify” do Steve Ray Vaughn, para ele se inspirar. (Vale citar que essa introdução já existia nos primórdios da banda, antes da entrada do Ciro e do Caio, mas com uma levada mais soul, mais funk).O Ciro não ouviu a original e acabou reproduzindo o que ele ouviu o Thi cantar da batida. Gostou do que fez e colocou na introdução da música... Mas sempre que o Thiago ouve ele corrige: “a Branco entre as Pautas é assim mas a ‘Testify’ não”! E a introdução complexa da bateria não deixou dúvidas para o júri do Manifesto Rock Festival (palavras dos próprios jurados!): ano passado, ele foi premiado como melhor baterista do festival.

No fim, temos uma música completamente original, com dinâmica bem definida e que exige técnica e, ao mesmo tempo, uma boa pegada dos meninos. Acho que é dentro dessa dificuldade (devido a complexidade da música) combinada com a dinâmica que casa a letra e a harmonia que os meninos muitas vezes a escolhem pra começar o show. Afinal, como negar que se começa um bom show quando o som explode no palco?!

Desconfio que essa é uma das músicas que está na lista para o álbum! O que vocês acham??

Branco entre as Pautas:

O seu silêncio me responde e eu escuto as palavras bem melhor
Entre as respirações
Seus sentimentos gritam alto nos meus poros
A tua pausa te resume se eu presto atenção

A voz que eu escuto tá no branco entre as pautas,
no piscar da luz
Na energia interrompida, eu entendo as tuas faltas,
teus meios
Mas o que é que você faz?

A roupa que te cai melhor tá escondida naquele espaço
Entre uma e outra gaveta
E distraída você abre o seu diário
Seu dicionário involuntário, a sua hesitação

A voz que eu escuto tá no branco entre as pautas,
no piscar da luz
Na energia interrompida, eu entendo as tuas faltas,
teus meios
Mas o que é que você faz?
Você grita demais

Beijos feitos de sons...



2 comentários:

5PRAStANtAS disse...

com certeza esta está no páreo para o álbum!!!

Ciro disse...

Eu gosto bastante dessa música! É uma das que eu mais gosto da intro!