segunda-feira, 2 de março de 2009

"Púrpura" Redenção

Reflexo

Essa música (pelo menos a base completa dela) foi feita pelo já conhecido “Pete Best” da banda, o Leonardo Francuci. Com isso, essa música é conhecida entre os meninos como música do Leo (pra quem já leu o último post, parece que os meninos gostam de apelidar as músicas assim, não?!).

Ninguém se lembra ao certo se a música foi feita enquanto a banda tinha 5 integrantes; se foi feita aí, mas só ganhou letra depois do Leo sair; ou se ele mostrou a música pra banda depois que saiu.

Mas sabemos que o solo dela é de autoria do Thiago mesmo, e que a estrutura atual é da banda atual. Isso porque, há algum tempo, com a música meio de lado, os meninos resolveram testá-la com uma batida mais veloz, com mais pegada. Parece que isso deu uma renovada na música e ela deu uma guinada nos shows.

E há também, se prestarmos muita atenção nos instrumentos, uma coisa especial nessa música: o bumbo da bateria e o baixo fazem uma frase especial que se repete de modo não-convencional a cada estrofe (ou perto disso) ao invés de se repetir a cada verso (como é mais usual). Na demo da música (disponível na Internet) dá pra perceber isso porque o bumbo está bem alto. Mas o Ciro disse que isso, com certeza, vai ser alterado no álbum se essa música estiver entre as 10 faixas gravadas.

Uma curiosidade sobre a letra é que muita gente canta “Púrpura redenção” ao invés de “Por pura redenção”. Parece que há até uma tentativa de paródia baseada nessa brincadeira. É uma pena que ela não esteja completa e que não tenha sido gravada pra podermos divulgar aqui. (Pena, né?!)

Mas a letra original vai agora mesmo:

Eu escondo verdades
Eu escolho sentidos
E assim o meu mundo vai rodar por aí

Eu não sinto saudades
Não espero pedidos
E assim o meu mundo vai rodar por aí

Pra cada um eu sou um
Pra alguns não sou mais ninguém
Posso ser esquisito mas igual eu não tem

Cada um que te olha te decifra de um jeito
Teu olhar meu espelho
Meu reflexo
Na tua versão (na contravenção)

Faça a sua viagem
Não se importe comigo
É que eu sou teu amigo só enquanto convém

Se você chora eu morro
Se outro morre eu nem ligo
Topo tudo contigo se tudo me faz bem

No final você depende só do seu egoísmo
Afinal não é isso
que te faz se dar bem ?

Te dou meu sobrenome
Se o teu paraíso for exato e conforme
Tudo aquilo que eu sempre sonhei

Ninguém te ensinou a falar a verdade
Você ri do futuro e quer tudo nas mãos
Os teus desejos não passam de vontades
O teu riso é um alarme
Teus sucessos...
foi tudo em vão
Por pura redenção


Mais informação, sugestões, comentários e textos para serem postados: faclube@5prastantas.com.br

Beijos feitos de sons...

3 comentários:

Unknown disse...

Adoro essa música! A letra é linda!
Já escutei muita gente cantando "Púrpura Redenção", e até que fica bonito, soa como algo forte.

Unknown disse...

Adoro essa música! A letra é linda!
Já escutei muita gente cantando "Púrpura Redenção", e até que fica bonito, soa como algo forte.

5PRAStANtAS disse...

Valeu Rizel, obrigado pelos elogios!

Na verdade, desde que a letra foi feita, essa semelhança entre "por pura" e "púrpura" foi notada. Mas isso foi deixado assim propositalmente mesmo. Ambas as maneiras transmitem uma mensagem que se encaixa com o resto da letra, portanto fica a critério do ouvinte escutar a que mais lhe toca!