segunda-feira, 9 de março de 2009

Nessa Madrugada

Esse fim de semana teve show!
Pois é... Foi um show curtinho que aconteceu em um festival na Zona Sul. O convite foi feito pela banda Avadore, organizadora do evento, que estava lançando seus primeiros sons próprios.
Os meninos da 5Pt tocaram pouco, mas foi uma meia hora que valeu!
Mas, contradizendo as tradições do rock, esse foi um show que durou a tarde toda e não a madrugada.
Falando em Madrugada, esse é o nosso assunto de hoje! Agora que os meninos estão fechando contratos e começando a pré-produção do álbum, a primeira coisa a ser feita vai ser uma avaliação e a escolha das músicas que vão entrar no álbum! Será que essa vai?

Já percebi que essa é uma música um pouco mais difícil. O Caio fez a letra, a melodia e acordes para o violão há algum tempo. Quando ele apresentou assim para a banda aconteceu a velha mágica 5Pt e a música virou o que ela é hoje. Mas foram caminhos tortuosos!

Ela começou com uma versão bem mais rock, com muitas “firulas” (no bom sentido!) instrumentais que deixavam a música mais pesada e instrumentalmente mais complexa. Mas parece que o Caio não ficou satisfeito e quis retomar o balanço mais pop da versão original. O Thiago também ficava muito intrigado porque sempre que tocava na guitarra sozinho, pensava como poderia incluir um Shuffle na música. E parece que quando o rítimo foi diminuído e o balanço mais acentuado, o Shuffle caiu como uma luva na nova versão. O que faltava agora era encaixar o refrão. Os ensaios não davam certo mas os meninos não desistiram até achar a solução: uma pequena pausa. Pois é! Quem ouvir a música pode reparar que há uma pausa entre cada parte da música, que faz o refrão entrar bem alto, com muita energia! É dessa pausa que estamos falando!

E assim como esse detalhe há outras curiosidades: logo no inicio da música podemos ouvir uma característica virada de bateria do Ciro. Essa virada foi roubada de uma banda antiga dele. A música da qual essa virada foi “roubada” era um reggae, estilo de música que, diferente das viradas, não é muito característico do Ciro!.

Mas ainda não terminou. Depois de acertar essa versão da música, os meninos gravaram aquele demo antigo que está na Internet. Mas eles não ficaram muito satisfeitos. O Ciro e o Paulinho ainda sentiam falta do peso anterior. O Thiago e o Caio também não estavam satisfeitos com a gravação. Tinha algo que incomodava.

Hoje em dia, tocando ela muito mais nos shows os meninos descobriram um meio termo para ela: bem pop, com mais levada, mais swing, mais “feita de sons”. Assim, ela ganhou espaço no show dos meninos e também mais fãs!

Madrugada:

Quero vê-la amanhã
E que ela sente ao meu redor
Se eu conseguir escapar
dessa

Madrugada
Sei que ela dorme, mas para mim
Dormir que nada
Quem dera ela estivesse acordada e aqui

Sinto errado o partir
Não sei ao certo se era o ficar
Vem só pra me matar
A volta

Para casa
Meu porto seguro mas sem ela aqui
Faixa de Gaza
A qualquer momento sei que posso explodir

Vou me guardar nos sonhos
É tudo o que eu posso fazer
Vou pensar no seu rosto
E vou torcer pra não acordar
mais nessa


É isso aí gente!
Beijos feitos de sons!

4 comentários:

5PRAStANtAS disse...

Adorei a parte que diz:

"estilo de música que, diferente das viradas, não é muito característico do Ciro!."

foi uma colocação perfeita!! rs

Ciro disse...

AAAAHAHAHAH! Muito engraçadinho! Saiba você que já ganhamos muitos fãs pelas viradas! =P hehehehehe

Unknown disse...

Eu sou fã das viradas do Ciro...ainda mais qdo ele usa a caixa com acento...humilhaaa

Ciro disse...

Pro thaigo, se a bateria fosse só caixa, bumbo e 1 prato, ele iria À loucura...