sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Lado A, Lado B

Uma das promessas do último post eu consegui cumprir ainda essa semana!
Está aí a primeira versão da letra da música... O que vocês acham? É a mesma reviravolta da Lado B que a gente conhece ou é muito deprê? hehe...


Lado B, primeira versão:


Eu estive tanto tempo longe
Quando foi que ela teve uma filha?
Quando foi que ela adoeceu?

Eu estive tanto tempo longe
Agora eu vou parar de fugir

Vou parar de fugir

Eu entendo ou acho que entendo esse lance de alma
Eu me sinto vivo, alguém me faz sentir vivo
Eu devia sentir-me vivo por mim

Vivo por mim

O oposto da morte não é vida
O oposto da morte é nascimento
A vida não tem oposto
A vida é feita de sonhos, erros e fins

Estou passando de novo por alguma crise
E lembrando de amigos e amores que eu tive
Tudo e todos que perdi e que tenho agora
Sei que a vida quer que eu aprenda de alguma forma

Que para crescer tenho que perder

Mas pra terminar a gente não pode deixar de lembrar do comentário dos meninos sobre o último post! O Thiago respondeu e ainda explicou essa fofoca sobre ele não gostar de Lado B:

"Tenho um carinho especial por ela apesar de realmente ser a música que eu menos goste... Acho que o fator principal de eu nao colocar Lado b entre as minhas prediletas da 5Pt é sem dúvida a Guitarra porque até hoje eu nao consegui extrair o timbre "Zumbido de Pássaro" que o Léo fez qdo tocava a base da música em uma gravação caseira nos primórdios da 5Pt... esse Zumbido dava todo o charme da música..."

Não dá pra não ficar curioso sobre esse zumbido, né?
Mas parece que o ex-guitarrista (mas ainda membro da família 5Pt), o Leo, estará voltando da Itália perto do Natal... Quem sabe a gente não consegue um depoimento dele sobre a banda?

Beijos feitos de sons...

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pernas, Eras, Claves

"Lado B"

Essa música é uma das primeiras que a 5Pt fez, como banda. Quer dizer, os meninos construíram juntos a harmonia, primeiro com um riff do Thiago, depois com um do Paulinho (que acabou sendo modificado e adaptado para a melodia) e o Caio fez a melodia e a letra para casar com essa harmonia. Ela sofreu algumas alterações quando o Leonardo deixou a banda e a formação com duas guitarras acabou nas mãos do guitarrista solo, o Thiago. Até mesmo o Ciro que ainda não era o baterista da banda quando a música “nasceu” acabou contribuindo para que ela amadurecesse e fosse como nós ouvimos ela hoje!

Parece que a letra é sempre interpretada como o sentimento de desprendimento de alguém no fim de um relacionamento amoroso. E uma dessas interpretações, de um jeito bem particular, foi feita por uma ex-professora de canto do Caio, verso por verso, detalhadamente. Espero que ele me passe isso um dia, acho que ia ser legal poder publicar esse texto aqui no blog!

E pra quem não sabe, essa letra não é a letra original da música! Parece que o Caio havia escrito uma primeira versão da letra que os integrantes da banda (naquela época o Thiago, o Paulinho, o Luciano e o Leonardo) não gostaram. A letra, segundo os meninos, muito deprê, foi a única letra do Caio recusada pela banda!! (Quando eu conseguir a original "lado A" jogada fora eu publicarei aqui pra vermos como a letra foi evoluindo!)

E não há muita discordância em porque essa música é bem aceita pelo público: apesar de um tema tão explorado a letra tem metáforas atuais, um rítimo diferente do usual, uma energia própria com um clima de “viagem”. E mesmo a harmonia é diferenciada: uma introdução mais forte que é quebrada e um crescente até o fim da música, com o refrão que só aparece no fim da música!

Mesmo com tudo isso, rolam fofocas de que essa é a música que o Thiago menos gosta! Agora ele vai ter que explicar porquê!! Afinal, essa música é a predileta de muita gente, como a Amanda (pra quem essa música já foi dedicada muitas vezes, já que ela vai sempre aos shows dos meninos). Quem sabe ela não escreve pra gente e convence o Thiago de que a música é uma das melhores? Hehe...

Pra fechar esse post, aí vai a letra da música:


Minha voz, seus pensamentos
Pernas
Pura poesia

Seu passado, nosso tempo
Eras
Roupas caídas

Sua cena, meu espelho
Fendas
Uma idade vazia

Meu cinzeiro, teu incenso
Deixa que um dia eu me viro
E quem sabe volte num lado B

Me guardei pro seu momento
Pleno
Fim da mesma melodia

O meu novo, o seu mesmo
Medo
Ignorância tardia

Novo som, velho instrumento
Claves
Declarações e mentiras

O seu corpo, o meu enterro
Deixa que eu ainda estou vivo
E quem sabe volte num lado B

Meu amor guardei no seu terço
Seu amor joguei por aí
Num suspiro seu bate o vento
E nem precisa dar meu endereço
Ele sempre volta aqui

Não vai mais olhar pra mim
Não vai me fazer chorar
Não vai mais me refletir em seus sonhos de cama e altar

Lembrar o tempo que eu perdi
Não vai te ressucitar
Só vai me manter vivendo em seus sonhos de cama e altar


É isso aí gente,
Comentários e descobertas, mandem para o e-mail para sair no blog!!

Beijos feitos de sons.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

15 de Novembro - Por Júlia.

Pessoas feitas de sons,

Sei que ainda não tivemos ninguém para nos escrever sobre o show que rolou em Piracicaba.

Ainda vamos arrumar um depoimento mais legal.

É que até agora eu ainda não dei meu depoimento e já está mais que na hora, afinal, eu tenho organizado esse blog aqui faz algum tempinho e ainda não assinei nenhum texto mais pessoal!

É que agora encontrei uma ocasião especial: Esse fim de semana, eu e a Fabiola (que já deu seu depoimento aqui no blog) comemoramos nosso aniversário num bar chamado Zinc. E na festa, um show especial da 5pt com direito à dedicação de música, flores pra Fafa e um bolinho especial pra mim!

Pois é, foi um show muito, muito bom!

A Fafá ganhou flores e uma música especial: o Thiago que geralmente se esconde dos microfones, apesar de cantar algumas músicas com o Caio, cantou sozinho “Lobo Mau”!! E ainda dedicou flores à Fafá, super romântico!

(É bom registrar que além dessa, os meninos também fazem uma versão de “Quando”, também do Roberto Carlos, que é ótima).

Eu ganhei uma versão de “Can't Take My Eyes Off You” com direito à declaração pública e um bolo muito bom (que infelizmente não durou até hoje), personalizado (no sabor e no visual!)... Nem sei como adjetivar isso! Fiquei sem palavras!

E depois do show a festa continuou... Deu pra dançar bastante. O encarregado do som era o Taiguara Chagas que além de ótimo DJ, é um ótimo ator e também faz música!

Algum tempo depois, a 5Pt subiu de novo no palco e os meninos inauguraram uma brincadeira: os músicos que estavam na platéia começaram a ser chamados para cantar e tocar. A brincadeira foi tão boa que até mesmo quem não sabia nada de música subiu no palco e fez a festa!

Uma amiga da minha irmã foi quem começou um uma imitação da Amy Winehouse (e apesar dos meninos não fazerem idéia de como tocar a música, acompanharam direitinho!). Depois subiram ao palco: Tiago Rump, Mari Antunes (da banda Skull'a Shake, que divide o Ciro como baterista com a 5Pt), Dani Luppi... Pois é.
Depois deles ainda subiram ao palco minha irmã, Silvinha, que cantou com a Mari e depois com duas amigas, e a Fabíola com a Amanda pra cantar “Bete Balanço”. Ainda teve um parabéns com direito à coro desafinado dançando “ula-ula”.

Pois é. Não podia ter sido melhor.
Com certeza uma festa feita de sons!

Júlia.



E aqui estou eu e a Fafá, numa foto do ano passado, também no meu aniversário (mas ano passado nós comemoramos em duas festas separadas...). Assim que sairem as fotos desse ano, eu posto!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Eu era muito mais idealista - Por Bibi Gil

"antes de falar dessa música, eu preciso dizer um pouco sobre como conheci o Caio (o vocalista da banda).
o ano era 2003 e eu trabalhava no Senac como estagiária (e estudava lá).

fazia parte de um grupo de monitores que prestava assistência para os professores em algumas aulas.e o Caio já tinha sido meu monitor em 2002. na verdade, pra mim, ele nem era o Caio, era o André, monitor da aula de desenho, as sextas-feiras (sim, eu confundia o nome dele, sabe-se lá porque).

nesse grupo de assistentes tinha uma menina, que na época, namorava ele.

ficamos próximas e conseqüentemente acabei conhecendo o Caio.

relembrando essa história acho que foi amor a primeira vista.

a gente se identificou em alguns aspectos e o mesmo signo colaborou para entendermos certas semelhanças.

um certo dia, nesse mesmo ano de 2003, eu estava dando assistência em uma aula de laboratório no terceiro andar e o Caio fazia faculdade de manhã por lá. vi que ele estava sentado no banco que tinha em frente ao corredor e quando deu uma folga na aula que eu estava trabalhando, fui até ele. não lembro muito bem se ali já eramos mais próximos, um pouco confidentes, mas eu perguntei o que ele estava fazendo e ele disse que era a letra de uma música. ou foi isso, ou ele disse que estava escrevendo alguma coisa. já passei e repassei essa história na minha cabeça e as cenas costumam se confundir um pouco. o que sei é que eu presenciei o momento que a coisa estava acontecendo, que as palavras estavam brotando no papel e a música "Pra não te abandonar" estava nascendo. por conta disso e pela afinidade com a letra (eu tinha gostado muito de alguns versos e me identificava com algumas passagens, não de maneira específica, mas no todo), essa música é, sem dúvida, uma das que mais tenho carinho. ela traz consigo um tempo, uma história, duas pessoas que hoje permanecem unidas, mas que o mundo em sua volta mudou quase por completo.

o contexto dessa letra, pra mim e pra ele, já não é mais o mesmo, tanta coisa aconteceu. mesmo assim, quando escuto essa música, sei de uma coisa: não importa o que aconteça, a gente tem mais é que se cuidar e não se abandonar, mesmo. por nada, nem por ninguém. e sabe de uma coisa Caio? deixamos de ser idealistas talvez, mas hoje somos concretos. eu e você. e espero que nossa amizade dure até todos os cabelos brancos tomarem conta (ainda que eu tinja todos eles, mesmo assim). my Dawson, meu pequeno. outra frequência."


E pra quem não conhece, aqui está a Bibi, com Caio!
Não consegui roubar uma foto dela no show, então foi essa antiga mesmo, que é velha, mas que já é quase um clássico!






Beijos feitos de sons"

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sem perceber...

“Pra Não te Abandonar”

Parece que é uma das músicas mais antigas da banda, escrita em 2003. Foi uma das primeiras que o Caio, letrista da banda mostrou para os meninos, praticamente pronta, e isso foi antes dessa formação “Beatles” que conhecemos hoje, quando o baterista da banda ainda não era o Ciro e o Leonardo ainda estava, junto com Thiago, nas guitarras.

O solo era do Leo e hoje o Thiago incorporou parte do que o Leo havia criado e, claro, deu aquele “tom Lecussan” pra ele. Vale dizer também que no início a música se chamava “Sem perceber” e até hoje tem gente que lembra dessa música com esse título provisório.

Nos shows a música soa um pouco diferente do que está na gravação da 5Pt, que foi gravada faz alguns anos já. Ao vivo ela fica um pouco mais pesada, principalmente por causa do Ciro e do Paulinho que adoram um tom mais metal, mesmo que ela seja considerada a música mais “pop” da banda. Aliás, os meninos acabaram admitindo que, exatamente pelo tom pop da música, eles tinham um pouco de "medo" dela no início. Tocavam pouco ela, mas ela vem se transformando em cada show e, agora, faz parte do repertório clássico da 5Pt.

Pra entender um pouco do lado pop da música, a banda Capital Inicial, no mesmo ano de 2003 lançou um disco chamado “Rosas e Vinho Tinto”. Nele existe uma música que se tornou mais popular quando Nila Branco, em 2007, regravou. É a música “Pra ninguém (Por enquanto)”. As duas letras não são parecidas, mas uma parte da melodia é quase igual. Agora, apesar da banda Capital Inicial ser muito mais conhecida, as duas músicas foram feitas no mesmo ano e é impossível saber quem copiou de quem ou se foi um “inconsciente coletivo” do rock.

Mas a pesquisa não acaba por aqui. Descobri que existe alguém, além dos meninos que esteve ao lado do Caio enquanto ele escrevia a música. Pedi um depoimento no blog pra ela. Então agora é só esperar!

E, pra quem quiser, queria disponibilizar aqui a letra da música:

Sem perceber, ela vai se machucando
E eu não agüento mais olhar pra outro lado
Pra não pensar
Saio e ando procurando algum motivo,
invento algum lugar pro meu destino
Pra não quebrar
Me forço a mergulhar no trabalho,
procuro alguma canção no rádio
Pra não te abandonar

Sem perceber, ela vai me machucando

E eu vou aprendendo a esconder o que eu sinto
Só pra lembrar,
não era assim que eu via a nossa vida,
eu era muito mais idealista
Só pra constar,
tentei não ligar pras minhas bobagens,
mudei pra construir nosso pra sempre
Pra não te abandonar

Pra não me abandonar, procurei fazer outras atividades

Tentei me tornar mais acessível, tracei um ou dois objetivos
Pra não me abandonar, eu tiro minha cabeça da sua vida
Aprendo a manter uma distância, pra não absorver sua tristeza
Sigo qualquer caminho e vou torcendo...
... pra você não se abandonar

É isso aí gente,
Comentários e descobertas, mandem para o e-mail para sair no blog!!

Beijos feitos de sons.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pra não te abandonar

Eu sei que os meninos estavam loucos para rir da nossa cara e ver os sósias dos fãs, mas vou deixar isso para um pouco mais tarde.

É que reparei que além das melodias e harmonias que fazem as pessoas dançarem antes de conhecer direito o show da 5PRAStANtAS, muitas pessoas se identificam com as letras das músicas.

Tem até gente com as letras no "nick" do MSN ou no perfil do Orkut!

E não é fácil achar todas as músicas dos meninos, apesar de que, a partir de segunda, será possível ouvir 10 músicas gravadas:

- Feita de sons
- Pra Não te Abandonar
- Lado B
- Nunca é Cedo Demais
- Reflexo
- Madrugada
- Branco entre as Pautas
- Alto Retrato
- Só um Trago
- Inevitável
- Eterno

Então espero logo mais também poder ouvir "Camarim" e "Clichê dos 90" quando quiser!

E antes de tentar entender ou pscicologisar qualquer coisa sobre as músicas, queria abrir um espaço para conhecê-las melhor. E pra começar, vou tentar escrever para os meninos para que eles falem um pouco das músicas, de quando compuseram, de onde estavam. E também o que as outras pessoas têm a dizer sobre essas músicas. Vou começar a pesquisa já, mas também espero os e-mails de vocês, porque sem vocês, isso aqui não funciona!

A primeira música é: "Pra não te abandonar".

Beijos feitos de sons.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sósia 4 e 1/2

Ahá!

Eu sabia que daria polêmica!

Ainda bem... hehe.

Com a polêmica, consegui duas sugestões dos meninos da banda: O Thiago até mandou foto para o nosso e-mail!!

Então fui pesquisar a sugestão do Paulinho e o que descobri? Que já existem boatos de que José Mayer e Orival Pessini foram separados no nascimento!


Zé Mayer é ator e fez diversos filmes e novelas. Aqui ele está com seu polêmico look da novela A Favorita.


Orival Pessini também é ator. Entre seus personagens mais famosos estão Fofão e Patropi.



Ufa!


Então vamos lá. Deixei para o final para revelar de onde eu tirava sósias tão esdrúxulos... É um site que, apesar de fazer isso automaticamente e ter um acervo enorme de fotos de celebridades internacionais, analisa mais sua pose do que seus traços. O site é o MyHeritage. Para achar alguém que tenha o mínimo de semelhança (nariz, sorriso, óculos escuro) é preciso fazer uma pesquisa com mais de uma foto e também olhar as fotos "extras" que eles têm das celebridades indicadas. As fotos precisam ser de rosto e, se tem mais de uma pessoa numa foto, as vezes é mais fácil você recortar cada um, para que o site possa reconhecer melhor (com muita gente na foto, nem todo mundo é selecionado!).


Obrigada por todas as indicações e sugestões, gente!!


Mais tarde eu começo a publicar as fãs que mandam fotos...

(que perigo, heim? hehe...)


Beijos feitos de sons.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sósia 4

Pois é gente... não é fácil achar alguém parecido com esses meninos.

Então, na verdade, preciso se sugestões. O Ciro e o Caio foram os mais difíceis porque eu não tinha dica nenhuma!

Mas pro Ciro, no fim, conseguimos, heim?

(Graças a Fabiola, que foi quem nos deu a dica!)

Vamos ver se o sósia do Caio agrada ou pelo menos inspira alguém a me mandar uma dica melhor!!!


Michael Owen, jogador de futebol. Já foi do Liverpool FC, do Real Madrid, Newcastle United e também em algumas copas, com a camisa da Inglaterra.














Para dicas ou sugestões, lembrem-se do e-mail!!

Beijos feitos de sons.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sósia 3 e 1/2

Eu sei que agora acabaríamos a brincadeira dos Sósias (que não são clones tão perfeitos, mas ótimas piadas) dos meninos.

Mas recebi um e-mail "denunciando" um outro candidato a sósia do nosso baterista Ciro:


Sylvester Stallone!

Pois é! O que vocês acham??


hehe...







Beijos feitos de sons...

domingo, 2 de novembro de 2008

Sósia 3

Bom, pensei em acatar todas as sugestões do Thiago e começar com as fãs. Mas recebi poucas fotos delas e pensei que talvez fosse melhor continuar com os meninos antes de começar com os fãs!


Então, para continuar a brincadeira de sósias, aí vai o nosso baterista Ciro!


Além de ótimo músico, ele é conhecido pelo topete e pelo nariz!

Assim como, depois da fama, esses atores acabaram admitindo!



E aí está:


Edward Norton, ator, que ficou conhecido no Brasil pelo filme "Clube da Luta" (apesar de ter feito muitos outros filmes bons!)

e...


Benicio Del Toro, também ator, também estrela de muitos filmes, desde "007, Licença para Matar" até "21 Gramas" e "Sin City".




Bom, é isso aí gente...

Quem tiver mais sugestões, não esqueçam de mandar e-mails. Falta apenas o nosso vocalista, heim?!?

Beijos feitos de sons.