terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sem perceber...

“Pra Não te Abandonar”

Parece que é uma das músicas mais antigas da banda, escrita em 2003. Foi uma das primeiras que o Caio, letrista da banda mostrou para os meninos, praticamente pronta, e isso foi antes dessa formação “Beatles” que conhecemos hoje, quando o baterista da banda ainda não era o Ciro e o Leonardo ainda estava, junto com Thiago, nas guitarras.

O solo era do Leo e hoje o Thiago incorporou parte do que o Leo havia criado e, claro, deu aquele “tom Lecussan” pra ele. Vale dizer também que no início a música se chamava “Sem perceber” e até hoje tem gente que lembra dessa música com esse título provisório.

Nos shows a música soa um pouco diferente do que está na gravação da 5Pt, que foi gravada faz alguns anos já. Ao vivo ela fica um pouco mais pesada, principalmente por causa do Ciro e do Paulinho que adoram um tom mais metal, mesmo que ela seja considerada a música mais “pop” da banda. Aliás, os meninos acabaram admitindo que, exatamente pelo tom pop da música, eles tinham um pouco de "medo" dela no início. Tocavam pouco ela, mas ela vem se transformando em cada show e, agora, faz parte do repertório clássico da 5Pt.

Pra entender um pouco do lado pop da música, a banda Capital Inicial, no mesmo ano de 2003 lançou um disco chamado “Rosas e Vinho Tinto”. Nele existe uma música que se tornou mais popular quando Nila Branco, em 2007, regravou. É a música “Pra ninguém (Por enquanto)”. As duas letras não são parecidas, mas uma parte da melodia é quase igual. Agora, apesar da banda Capital Inicial ser muito mais conhecida, as duas músicas foram feitas no mesmo ano e é impossível saber quem copiou de quem ou se foi um “inconsciente coletivo” do rock.

Mas a pesquisa não acaba por aqui. Descobri que existe alguém, além dos meninos que esteve ao lado do Caio enquanto ele escrevia a música. Pedi um depoimento no blog pra ela. Então agora é só esperar!

E, pra quem quiser, queria disponibilizar aqui a letra da música:

Sem perceber, ela vai se machucando
E eu não agüento mais olhar pra outro lado
Pra não pensar
Saio e ando procurando algum motivo,
invento algum lugar pro meu destino
Pra não quebrar
Me forço a mergulhar no trabalho,
procuro alguma canção no rádio
Pra não te abandonar

Sem perceber, ela vai me machucando

E eu vou aprendendo a esconder o que eu sinto
Só pra lembrar,
não era assim que eu via a nossa vida,
eu era muito mais idealista
Só pra constar,
tentei não ligar pras minhas bobagens,
mudei pra construir nosso pra sempre
Pra não te abandonar

Pra não me abandonar, procurei fazer outras atividades

Tentei me tornar mais acessível, tracei um ou dois objetivos
Pra não me abandonar, eu tiro minha cabeça da sua vida
Aprendo a manter uma distância, pra não absorver sua tristeza
Sigo qualquer caminho e vou torcendo...
... pra você não se abandonar

É isso aí gente,
Comentários e descobertas, mandem para o e-mail para sair no blog!!

Beijos feitos de sons.

4 comentários:

5PRAStANtAS disse...

Olha, esse post está totalmente excelente!!!!

Unknown disse...

É isso aí, disse Tudo!

Essa é uma das minhas músicas prediletas, A "sem perceber" é claro!

Na verdade o solo desta música eu tentei copiar o que o Léo fazia mas não consegui!

hehehe

bj!

Anônimo disse...

o que eu tenho pra dizer sobre essa música estará por aqui, logo mais, em um post :p
ai ai ai, que vergonha enh? mas tudo bem, vocês merecem ;)

Ciro disse...

hahahaha quero só ver o que esse post da Bibi nos reserva... rs...

Achei super legal essa idéia de falar sobre as músicas... show!