segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pernas, Eras, Claves

"Lado B"

Essa música é uma das primeiras que a 5Pt fez, como banda. Quer dizer, os meninos construíram juntos a harmonia, primeiro com um riff do Thiago, depois com um do Paulinho (que acabou sendo modificado e adaptado para a melodia) e o Caio fez a melodia e a letra para casar com essa harmonia. Ela sofreu algumas alterações quando o Leonardo deixou a banda e a formação com duas guitarras acabou nas mãos do guitarrista solo, o Thiago. Até mesmo o Ciro que ainda não era o baterista da banda quando a música “nasceu” acabou contribuindo para que ela amadurecesse e fosse como nós ouvimos ela hoje!

Parece que a letra é sempre interpretada como o sentimento de desprendimento de alguém no fim de um relacionamento amoroso. E uma dessas interpretações, de um jeito bem particular, foi feita por uma ex-professora de canto do Caio, verso por verso, detalhadamente. Espero que ele me passe isso um dia, acho que ia ser legal poder publicar esse texto aqui no blog!

E pra quem não sabe, essa letra não é a letra original da música! Parece que o Caio havia escrito uma primeira versão da letra que os integrantes da banda (naquela época o Thiago, o Paulinho, o Luciano e o Leonardo) não gostaram. A letra, segundo os meninos, muito deprê, foi a única letra do Caio recusada pela banda!! (Quando eu conseguir a original "lado A" jogada fora eu publicarei aqui pra vermos como a letra foi evoluindo!)

E não há muita discordância em porque essa música é bem aceita pelo público: apesar de um tema tão explorado a letra tem metáforas atuais, um rítimo diferente do usual, uma energia própria com um clima de “viagem”. E mesmo a harmonia é diferenciada: uma introdução mais forte que é quebrada e um crescente até o fim da música, com o refrão que só aparece no fim da música!

Mesmo com tudo isso, rolam fofocas de que essa é a música que o Thiago menos gosta! Agora ele vai ter que explicar porquê!! Afinal, essa música é a predileta de muita gente, como a Amanda (pra quem essa música já foi dedicada muitas vezes, já que ela vai sempre aos shows dos meninos). Quem sabe ela não escreve pra gente e convence o Thiago de que a música é uma das melhores? Hehe...

Pra fechar esse post, aí vai a letra da música:


Minha voz, seus pensamentos
Pernas
Pura poesia

Seu passado, nosso tempo
Eras
Roupas caídas

Sua cena, meu espelho
Fendas
Uma idade vazia

Meu cinzeiro, teu incenso
Deixa que um dia eu me viro
E quem sabe volte num lado B

Me guardei pro seu momento
Pleno
Fim da mesma melodia

O meu novo, o seu mesmo
Medo
Ignorância tardia

Novo som, velho instrumento
Claves
Declarações e mentiras

O seu corpo, o meu enterro
Deixa que eu ainda estou vivo
E quem sabe volte num lado B

Meu amor guardei no seu terço
Seu amor joguei por aí
Num suspiro seu bate o vento
E nem precisa dar meu endereço
Ele sempre volta aqui

Não vai mais olhar pra mim
Não vai me fazer chorar
Não vai mais me refletir em seus sonhos de cama e altar

Lembrar o tempo que eu perdi
Não vai te ressucitar
Só vai me manter vivendo em seus sonhos de cama e altar


É isso aí gente,
Comentários e descobertas, mandem para o e-mail para sair no blog!!

Beijos feitos de sons.

4 comentários:

5PRAStANtAS disse...

hmmm... será que devemos revelar a lado A?

Unknown disse...

Pow esse Blog é muito loco!
Tem coisa aqui que nem eu sabia rsrsrs

Sobre a LADO B posso dizer que ela é uma música muito boa na minha opinião.
Com um Riff forte,Dinâmicas bem variadas o que mais chama atençao p/ mim nessa música sem dúvida é a Letra bem poética e bem Lado B mesmo! Tenho um carinho especial por ela apesar de realmente ser a música que eu menos goste...
Acho que o fator principal de eu nao colocar Lado b entre as minhas prediletas da 5Pt é sem dúvida a Guitarra porque Até hoje eu nao consegui extrair o timbre "Zumbido de Pássaro" que o Léo fez qdo tocava a base da música em uma gravação caseira nos primórdios da 5Pt...esse Zumbido dava todo o charme da múscia...

5PRAStANtAS disse...

putz, esse zumbido tem q estar no cd!!!

Ciro disse...

hahaha eu lembro desse barulho! Parecia uma gaivota passando rasante... aposto que deu uma zica na pedaleira do cara e saiu aquele barulho! Afinal, ele nunca mais fez aquilo!! hahahaha